Disco giratório dentado de 1,2 m de diâmetro consegue abrir valas de até 60 cm de profundidade com rapidez. Veja como funciona uma valetadeira

A solução de abertura de valas utilizada na obra da Ilha do Governador foi a valetadeira RTX 550, da Vermeer, que chegou ao Brasil no segundo semestre de 2015. Na ocasião, a RLP Engenharia fez a compra para viabilizar a demanda de obras que tinha com a proximidade dos Jogos Olímpicos. “Foi um equipamento que nos salvou, literalmente. Sem ele, não sei se a gente teria conseguido ter êxito em todos os projetos”, explica Thiago Cardoso, diretor da RLP. Quando a empresa adquiriu o equipamento, fez isso também pensando na nova tecnologia de microdutos e microcabos, que na época ainda não havia sido homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “A gente fez a compra pensando no futuro, justamente para ser o pioneiro na tecnologia, e hoje de fato somos”, conta o diretor, contente com a escolha do equipamento. Hoje em dia, a aplicação para microduto já é utilizada e confere uma boa vantagem, ao se considerar as interferências físicas encontradas pelo caminho.

Com o microduto é mais fácil desviar de canos de água ou gás, por exemplo, uma vez que o duto normalmente utilizado possui 40 mm de diâmetro, ante apenas 12 mm do microduto, que pode ser instalado com o auxílio da valetadeira. Afinal, o grande diferencial da RTX 550 é a capacidade que tem de produzir valetas profundas e de pequena largura, em curto espaço de tempo. Conforme compara Thiago Cardoso, “é como se fosse um maquitão, só que essa valetadeira possui um implemento que é um disco, e a ponta do disco possui bits que têm um revestimento de carboneto de tungstênio, um material extremamente abrasivo”. Esse disco é do tipo giratório e dentado, possui 1,20 m de diâmetro e largura de 5 cm, podendo alcançar até 60 cm de profundidade. Se o objetivo for fazer um corte mais superficial, é possível ajustar a profundidade para 40 cm ou 30 cm. Para fazer um corte mais largo, é necessário a troca do disco para um modelo com bits maiores, capaz de abrir uma vala mais larga.

MAIS VANTAGENS 

Outra vantagem do equipamento é que pode ser utilizado na maioria dos terrenos. Isso porque está disponível em três configurações de tração no terreno: uma opção padrão de 78,7 cm com pneus; uma de 88,9 cm com pneus para melhor flutuação; e esteiras quádruplas para reduzir os danos à superfície e oferecer maior tração. Além disso, conta com display integrado, que permite ao operador monitorar funções importantes da máquina. De acordo com a potência desejada, a empresa oferece opção de motor Cummins de 48,5 kW Tier 4i (EU Estágio IIIB) ou Deutz de 50 kW Tier 4 Final. E com uma seleção ampla de implementos como valetadeira, instalador de cabos vibratório e roda para rochas, também está equipado para a maioria dos trabalhos.