Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura o primeiro trecho da Orla da Guanabara | Infraestrutura Urbana

Urbanismo

Notícias

Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura o primeiro trecho da Orla da Guanabara

Voltado para ciclistas e pedestres, espaço conta com 600 metros de extensão e 22 jardins. Inauguração completa deve ocorrer ainda no primeiro semestre

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
4/Abril/2016

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou no último domingo (3) o primeiro trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, voltado para pedestres e ciclistas, na zona portuária da cidade. Com 600 metros e 22 jardins, a área ganhou mobiliário urbano e paisagismo, criando um novo acesso ao Museu do Amanhã e à Praça Barão do Ladário.

A entrega completa do local está prevista para o primeiro semestre deste ano - hoje as obras estão com 81% de execução. O eixo, quando concluído, deve conectar 27 centros culturais do Aterro do Flamengo ao Parque da Avenida Rodrigues Alves. A área será de 287 mil m² e, a extensão, de 3,5 km, percorridos desde o Armazém 8 até o Museu Histórico Nacional.

O local também permitirá que o público tenha acesso a construções militares históricas, como o antigo Armazém do Sal, o Edifício Almirante Tamandaré, o Edifício Almirante Gastão Motta e os navios de guerra atracados na Ilha das Cobras.

Para a construção da passagem, em forma de bumerangue, foram utilizadas balsas para fixar oito estacas metálicas, que compõem a fundação da estrutura com piso revestido em madeira de deque. Do passeio, também é possível admirar o Mosteiro de São Bento e o Museu do Amanhã, inaugurado em dezembro de 2015 e projetado pelo espanhol Santiago Calatrava.

A obra foi executada pela Concessionária Porto Novo, formada pela Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos