Marcada audiência pública para discutir projeto polêmico para o Cais Mauá, em Porto Alegre | Infraestrutura Urbana

Urbanismo

Notícias

Marcada audiência pública para discutir projeto polêmico para o Cais Mauá, em Porto Alegre

Evento deve acontecer no dia 16 de março, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, às 18h30

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
4/Março/2016

Deve ocorrer no dia 16 de março uma audiência pública para a discussão dos rumos do Cais Mauá, em Porto Alegre. O debate, que terá âmbito estadual, acontecerá no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, às 18h30.

Criada pelo escritório Jaime Lerner Associados em parceria com o espanhol b720 Fermín Vázquez Arquitetos, a proposta se baseia na geração de espaços públicos e privados capazes de estender a cidade até o Lago Guaíba. O objetivo é combater a atual obsolescência em que se encontra a ex-zona portuária da capital gaúcha, produzindo o uso e ocupação de 186 mil m² entre a Estação Rodoviária e a Usina do Gasômetro. As obras serão executadas pelo Consórcio Cais Mauá do Brasil.

Marcarão presença pela revogação do contrato o movimento 'Cais Mauá de Todos' e o Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). "É preciso cancelar o contrato para retomar o debate sob o ponto de vista do interesse da população", destacou Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB-RS. "Vamos reforçar e pedir respostas claras sobre parecer de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta diversas irregularidades no cumprimento de cláusulas contratuais", afirmou.

Dessa forma, o evento semanal do IAB-RS, o "Quarta no IAB", será realizado na Assembleia Legislativa, que tem capacidade para cerca de 600 pessoas.

Leia mais:
Criticado, consórcio apresenta estudo ambiental do projeto para o Cais Mauá, em Porto Alegre
Reabilitação urbana do Cais Mauá, em Porto Alegre, será totalmente financiada por fundos de investimento imobiliário