CBIC lança publicações sobre o projeto Por Uma Nova Cultura Urbana | Infraestrutura Urbana

Urbanismo

Notícias

CBIC lança publicações sobre o projeto Por Uma Nova Cultura Urbana

Objetivo é colaborar com as cidades na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Estratégico à longo prazo

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
11/Agosto/2017
Reprodução

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), e o Senai Nacional desenvolveram o projeto "Por Uma Nova Cultura Urbana", que resultou na publicação do Caderno de Referências e do Guia Ilustrado, que visa auxiliar na elaboração do Planos de Desenvolvimento Estratégico (PDE) das cidades à longo prazo.

O Guia Ilustrado, com apenas 60 páginas, traz os pontos mais importantes abordados no Caderno de Referências, de forma mais simples, divididos em cinco capítulos: A Situação Atual e Evolução Tendencial das Cidades; O Diagnóstico Eficiente; A Visão de Futuro e a sua Concepção; O Planejamento para o Desenvolvimento Urbano Sustentável; e A Etapa do "Fazejamento".

Já o Caderno de Referências possui 168 páginas e aborda de forma mais detalhada o foco do projeto "Por Uma Nova Cultura Urbana" e os temas fundamentais para um bom planejamento como Sustentabilidade, Mobilidade e Identidade.

Em ambas as publicações são destacadas a importância da Sustentabilidade para redução de desperdício de tempo, energia e recursos. A Mobilidade, por sua vez, pode tornar os destinos mais acessíveis e multifuncionais, ressaltando a importância de um sistema de transporte eficiente e de qualidade. A Identidade, no entanto, é imprescindível para a coexistência da diversidade cultural, promovendo a qualidade da vida urbana, influenciando diretamente na autoestima, no convívio harmônico e no sentimento de pertencimento.

Com apoio do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) e autoria do Instituto Jaime Lerner, as publicações seguem disponíveis gratuitamente para acesso e download pelo link do Guia Ilustrado e  do Caderno de Referências.