ABCP e Prefeitura de São Paulo capacitam moradores para se tornar construtores de calçadas e calçamentos | Infraestrutura Urbana

Urbanismo

Notícias

ABCP e Prefeitura de São Paulo capacitam moradores para se tornar construtores de calçadas e calçamentos

Projeto piloto em Ermelino Matarazzo utilizou material doado pela iniciativa privada

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
12/Abril/2017

No último domingo (9), a Secretaria de Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo, iniciou a nova etapa do Programa Mutirão Mario Covas – Calçada Nova, que capacita diversos moradores para a recuperação de calçadas. O projeto piloto conta com apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Divulgação: ABCP

Nesta etapa foram selecionados cerca de 50 moradores do bairro de Ermelino Mattarazo, na zona Leste da cidade, para qualificação de calceteiros. Eles realizaram o curso no dia 8 e já puderam colocá-lo em prática no dia seguinte na rua Cândido Rosa, no trecho entre a Rua Bispo Martins e Córrego Independência.

A Votorantim Cimentos doou 220 sacos de cimentos e a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) cedeu areia e pedra pela para realização deste projeto piloto. O órgão municipal, por sua vez, fez o levantamento topográfico das guias e sarjetas e o rebaixamento do leito carroçável no local.

"A ABCP conduz já há alguns anos o Projeto Soluções para Cidades, que oferece apoio aos municípios brasileiros nas questões ligadas à mobilidade e infraestrutura urbana, dentre elas, calçadas. O que move a associação é a possibilidade de influenciar na qualidade de vida das pessoas através da melhoria da infraestrutura urbana. Como transferir tecnologias e capacitar profissionais faz parte do DNA da Associação, nosso apoio ao “Piloto” é a realização desse curso instrutivo sobre execução de calçadas aos técnicos da PMSP e moradores da região do Jardim Keralux, contando desta vez para este piloto com o apoio da Votorantim Cimentos, uma de nossas Associadas", destaca Valter Frigieri Junior, Diretor de Mercado da Construção Civil da ABCP.

O mutirão já atendeu várias regiões da cidade como Lapa, Vila Prudente, Freguesia do Ó, Parelheiros, Perus, Cidade Tiradentes, Pirituba, Cidade Ademar, Aricanduva, M’Boi Mirim, Itaim Paulista, Vila Maria e Raposo Tavares, que contou com a Prefeitura para a disponibilização de mão de obra e material e parceria da população para a recuperação de calçadas de órgão municipais.