TCE-MT apresenta ferramenta digital de fiscalização e controle de obras públicas | Infraestrutura Urbana

Notícias

Notícias

TCE-MT apresenta ferramenta digital de fiscalização e controle de obras públicas

Sistema Geo-Obras Cidadão receberá denúncias da população sobre possíveis irregularidades em construções no estado

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
5/Maio/2017
Divulgação: Governo do Mato Grosso

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou na última quinta-feira (4) o Sistema Geo-Obra Cidadão, que tem como objetivo fiscalizar e controlar as obras públicas no estado. O evento foi realizado na Escola Superior de Contas, em Cuiabá, para mais de 500 estudantes do ensino médio e superior.

Atualmente, Mato Grosso possui mais de 15 mil obras públicas sendo executadas em 141 municípios. A ferramenta digital facilitará o acesso da população as contas públicas e proporcionará mais transparência ao governo. "O Geo-Obras Cidadão é para as pessoas, ele permite que o cidadão encaminhe vídeos e fotos ao Tribunal, denunciando as eventuais irregularidades, e nós vamos dar consequência a estas denúncias, levando-as às últimas consequências", comentou o conselheiro Antônio Joaquim, presidente do Tribunal de Contas.

O Módulo Geo-Obras pode ser acessado a qualquer hora e lugar por tabletes, smartphones, notebooks e computadores, além de possuir uma Ouvidoria que serve como meio para possíveis denúncias ao TCE-MT, como irregularidades em obras.

Foi destacado pelo conselheiro que ferramenta pode ser de grande ajuda no combate a corrupção e desperdício. "Não existem milagres nessa questão. Não existem salvadores da Pátria, o único caminho é a participação ativa da sociedade na política e na gestão pública por meio do voto, dos conselhos sociais setoriais e com o uso de ferramentas como a que estamos oferecendo aos cidadãos mato-grossenses", diz Joaquim.