Governo Federal cria comitê estratégico para implementação do BIM em obras públicas | Infraestrutura Urbana

Notícias

Governo Federal cria comitê estratégico para implementação do BIM em obras públicas

Grupo se reunirá trimestralmente e será presidido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
7/Junho/2017
Shutterstock

Decreto publicado na última terça-feira (6) no Diário Oficial da União determina a criação do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modeling (BIM) - CE-BIM. O grupo se reunirá trimestralmente e será presidido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

Em crescimento, o BIM é uma ferramenta de gestão de informação que aumenta a produtividade e reduz custos e riscos no setor da construção civil. "Esse é um passo muito importante, na direção do que já observamos em países desenvolvidos onde o BIM é uma realidade que moderniza a construção civil e melhora a execução de obras públicas", comenta José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Fazem parte do Comitê além do Mdic a Casa Civil da Presidência da República; o Ministério da Defesa; o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades e a Secretária-geral da Presidência da República.

Está previsto pelo decreto também a criação de um Grupo de Apoio Técnico (GAT-BIM) para realizar apoio técnico e administrativo ao Comitê e assessorar todas as funções determinadas, bem como o desempenho.

Para acessar o decreto, clique aqui.