Aplicativo ajuda a entender restrições para construções próximas a aeroportos | Infraestrutura Urbana

Leis & Normas

Notícias

Aplicativo ajuda a entender restrições para construções próximas a aeroportos

Lançado pela Prefeitura de Campinas, programa mostra limite vertical máximo permitido

Tayane Sette
18/Agosto/2016
Marcelo Scandaroli

A Prefeitura de Campinas lançou na última quarta-feira (17) um aplicativo que informa de maneira simples os limites e critérios para construir, regularizar ou ampliar edificações próximas aos dois aeroportos da cidade, Viracopos e Amarais, visando maior segurança ao espaço aéreo. As restrições são feitas pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A ferramenta foi desenvolvida pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e otimiza o tempo de análise e intervenções do espaço aéreo restrito. O aplicativo disponibiliza todos os polígonos de restrição ao voo e a apostila que contém a legislação, referente à Portaria nº 957/GC3, de 9 de julho de 2015, expedida pelo DECEA. Dessa forma, o interessado consegue verificar se a área escolhida está dentro do limite de restrições aéreas e quais as recomendações para local escolhido.

O programa combina sistema de computador, mapas e internet, além de acessar os dados da Seplan sobre a posição do espaço aéreo, com o levantamento realizado em 2014. Obtém automaticamente a altimetria do solo comparando com o limite vertical determinado conforme as regras vigentes.

Os cálculos são feitos através do serviço de perfilamento a laser, também realizado pelo levantamento aéreo encomendado pela Secretaria Municipal de Planejamento. A administração municipal possui uma nova base cartográfica que permite calcular com maior precisão e atualizar dados que mostram árvores, postes, edifícios, hidrografia e curvas de nível.

Cabe à Prefeitura de Campinas informar os critérios de solicitação ao SRPV, porém o aplicativo possibilitou estimar o limite vertical permitido com análises mais pontuais e em tempo reduzido.

O aplicativo está disponível clicando aqui.