BNDES cria grupo de trabalho para analisar liberação de financiamento a projetos de infraestrutura | Infraestrutura Urbana

Financiamento

Notícias

BNDES cria grupo de trabalho para analisar liberação de financiamento a projetos de infraestrutura

Banco também conta com equipes especializadas em PPPs e privatizações

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
27/Junho/2016
Divulgação: Governo do Rio Grande do Sul

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) criou uma frente de trabalho concentrada na análise da liberação de empréstimo para todos os projetos de infraestrutura e logística que se encontram na instituição financeira. O objetivo da iniciativa é identificar as dificuldades dos programas e resolvê-las.

O BNDES também tem outras frentes de trabalho. Uma delas é voltada a privatizações, apoiando os governos estaduais no processo de desmobilização de ativos com conhecimento técnico.

Há, também, uma área de estruturação de projetos, vinculada à presidência do banco e com uma equipe técnica especializada, dedicada à modelagem de concessões, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e privatizações. A área já apoiou o desenvolvimento de viabilidade e de 27 projetos de concessões desde a sua criação, em 2008. Os trabalhos são nos mais variados setores: rodovias, aeroportos, saneamento, educação e saúde.

O BNDES pode apoiar privatizações e concessões em todos os principais segmentos de infraestrutura econômica e social. O apoio dá-se na fase de elaboração dos estudos técnicos preparatórios para concessões, e durante o processo de licitação.