Edital para reforma do Museu de Arte de Brasília é lançado pela Novacap | Infraestrutura Urbana

Equipamentos Públicos

Notícias

Edital para reforma do Museu de Arte de Brasília é lançado pela Novacap

Objetivo é adequar a edificação às normas de acessibilidade e instalar placas fotovoltaicas na cobertura, entre outras intervenções

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
24/Abril/2017

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), publicou na última semana o edital de licitação da reforma do Museu de Arte de Brasília, que tem investimentos previstos em R$ 8.869.325,08. A abertura das propostas está agendada para 23 de maio, conforme o Diário Oficial do Distrito Federal.

Divulgação: Agência Brasília

O museu, que permaneceu fechado por dez anos e deverá ser reaberto ao público em 2018, terá adequação para as normas de acessibilidade, inclusão de placas fotovoltaicas na cobertura para geração de energia e climatização dos espaços de exposição para conservação do acervo. "Como as obras de arte vão ficar em ambientes climatizados e controlados, há consumo de energia 24 horas. Então, fizemos o projeto com uma proposta de sustentabilidade para atenuar isso", comenta o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

Haverá melhorias também na área externa do museu, onde serão retiradas as grades e implementadas vegetação típica do Cerrado, além de iluminação para valorizar a arquitetura moderna de 5,2 mil m² construídos em 9.025 m² de terreno.

A fachada do Museu de Arte de Brasília possui traços simples que seguem a arquitetura modernista da cidade e, por isso, será preservada durante toda a reforma. Vale lembrar que a edificação foi inaugurada em 1960 e tem a arquitetura assinada por profissionais da própria Novacap.

A proposta de reforma foi aprovada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após passar por adaptações para atender normativas nacionais e internacionais, de acordo com a Secretaria de Cultura.

Para acessar o edital, clique aqui.