Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, também recebe a certificação LEED Prata | Infraestrutura Urbana

Equipamentos Públicos

Notícias

Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, também recebe a certificação LEED Prata

Além de fazer o reaproveitamento da água da chuva e usar materiais de baixo impacto ambiental, estádio conta com usina de energia solar instalada

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
13/Junho/2014

A Itaipava Arena Pernambuco, palco de cinco jogos da Copa do Mundo, em São Lourenço da Mata, recebeu a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) de Prata, cedida pelo Green Building Council (USGBC). O estádio do Grêmio também foi contemplado recentemente com o selo.

Divulgação: Celpe

As características que determinaram a entrega do certificado foram: reaproveitamento da água da chuva captada nas arquibancadas e coberturas; sistema de automação predial; favorecimento da iluminação e ventilação naturais; uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental; plantio de mudas e adoção de coleta seletiva.

Construída por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Pernambuco e a Odebrecht, a arena também conta com uma usina de energia solar para atender parte da demanda energética. O sistema tem potência instalada de 1 megawatt pico (MW/p), capacidade suficiente para gerar 1.500 MW/h por ano, o que equivale ao consumo de seis mil habitantes.

Além de atender aos requisitos sustentáveis exigidos para a certificação LEED, a construção da arena está de acordo com os requisitos de desenvolvimento social, cultural e econômico, e garante a segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e visitantes.