Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal abre consulta pública sobre o programa Brasília Solar | Infraestrutura Urbana

Energia

Notícias

Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal abre consulta pública sobre o programa Brasília Solar

Ideia é estimular o uso de energia solar fotovoltaica por meio de incentivos tributários e financeiros, entre outras medidas

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
14/Janeiro/2016
Shutterstock

A partir desta sexta-feira (15) a população poderá opinar sobre o programa Brasília Solar, que pretende incentivar o uso de energia solar fotovoltaica no Distrito Federal. As sugestões, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, serão sistematizadas e encaminhadas ao governador Rodrigo Rollemberg.

O texto em consulta traz informações sobre histórico do programa, contextualização climática e potencial de produção de energia dólar no Distrito Federal, além de estudos de membros do grupo de trabalho; entre eles, a Universidade de Brasília (UnB) e a ONG World Wide Fund dor Nature in Brasil (WWF - Brasil). Dentre as principais propostas do programa, estão incentivos tributários e financeiros para aqueles que adotarem a fonte de energia.

A assessora especial de clima da secretaria, Leila Soraya Menezes, afirma que "a área [por metros quadrados] de telhados do Plano Piloto e dos Lagos Sul e Norte é suficiente para gerar a energia necessária a todo o Distrito Federal." Ela ainda alerta que as projeções climáticas apontam para escassez de água nos próximos anos, o que afeta a produção de energia: "Temos de estar preparados", disse.

Os interessados poderão enviar suas opiniões e sugestões até 15 de fevereiro pelo site da Secretaria do Meio Ambiente