Competição de soluções em energia solar e armazenamento de energia anuncia finalistas | Infraestrutura Urbana

Energia

Notícias

Competição de soluções em energia solar e armazenamento de energia anuncia finalistas

Projetos do Brasil, Argentina e Tanzânia vão concorrer a premiação de US$ 100 mil

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
17/Abril/2017

Foram anunciados na última terça-feira (12) nos Estados Unidos os três finalistas do Bright Minds Challenge, que vai premiar as soluções mais promissoras em energia solar e armazenamento de energia, tornando o consumo global de energia 100% sustentável.

Os finalistas foram escolhidos a partir da lista de 10 candidatos selecionados por votação pública, onde apresentaram suas soluções para o júri de especialistas que definiram os três melhores projetos conforme a classificação de impacto social, escala comercial, singularidade, qualidade técnica e qualidade das apresentações.

Entre os finalistas está o projeto brasileiro “Solar Ear” que tem como missão principal tornar o aparelho auditivo mais acessível para que assim até pessoas com menor condições tenham acesso. Eles desenvolveram a primeira bateria auditiva recarregável a base de energia solar, que aumentou a duração vida útil para dois ou três anos. O lucro dos aparelhos acaba sendo destinado também à sua causa social.

O segundo finalista é o projeto do Instituto de Química e Física dos Materiais, Meio Ambiente e Energia (Inquimae), na Argentina, que a base de lítio e cloreto imerso em salmoura natural, desenvolveu um método eletroquímico para armazenamento de energia sustentável a partir de fontes renováveis como solar e eólica, para eletrificação remota, veículos elétricos ecológicos e eletrônica portátil generalizada.

Por último está o projeto Solar Home da Tanzânia que propõe sistema de distribuição de energia solar a custo de USD 0,23 que substituirá o uso de querosene e velas para a iluminação de mais de 800 mil famílias de baixa renda com acesso fácil.

Os finalistas receberão um treinamento para as áreas comercial, técnica e orientação a fim de tornar reais seus protótipos para o mercado o quanto antes. Já o projeto vencedor, que será anunciado em junho, receberá US$ 100 mil em apoio personalizado.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos