Segunda etapa do VLT é inaugurada no Rio de Janeiro | Infraestrutura Urbana

Transporte

Notícias

Segunda etapa do VLT é inaugurada no Rio de Janeiro

Trecho percorre região do Saara até a Praça XV e tem serviço gratuito até o dia 12

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
6/Fevereiro/2017

Foi inaugurado nesta segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, o segundo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que percorre o caminho da região do Saara até a Praça XV. A partir de amanhã até o dia 12, ele funciona das 8h00 às 14h00, com serviço gratuito. Após o dia 13, passa a ser cobrada uma taxa de R$ 3,80, com horário de funcionamento das 6h00 à meia noite.

Divulgação: VLT Rio

A primeira etapa do veículo foi inaugurada em junho do ano passado e percorre o trecho da Rodoviária Novo Rio até o Aeroporto Santos Dumont.

O sistema promete integrar todos os meios de transporte do Centro e da Região Portuária do Rio de Janeiro: barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto Santos Dumont, Teleférico da Providência, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil. Ao todo, são 28 km de extensão.

O VLT é movido a eletricidade, por meio de Alimentação pelo Solo (APS), com energia captada de um terceiro trilho instalado entre os trilhos de rolamento do trem, o que dispensa o uso de fiação elétrica.

A execução das obras civis, operação e manutenção da rede foi realizada através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de 25 anos. As obras foram executadas pelo Consórcio VLT Carioca, formado pelas empresas Actua - CCR, Invepar, Odebrecht Transportes, Riopar, RATP e Benito Roggio Transporte. Apesar de entregue agora, a obra era prevista para o segundo semestre de 2016.

Leia mais:
Com investimento de R$ 1,2 bilhão, primeiro trecho do VLT Carioca inicia a operação