Prefeitura de Florianópolis inicia construção de BRT que ligará cinco bairros da cidade | Infraestrutura Urbana

Transporte

Notícias

Prefeitura de Florianópolis inicia construção de BRT que ligará cinco bairros da cidade

Nomeado como "Rapidão", primeiro trecho a ser executado terá sete km de extensão

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
23/Março/2017

Será iniciada na próxima segunda-feira (27) pela Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, as obras do Bus Rapid Transit (BRT), corredor exclusivo para ônibus nomeado como "Rapidão". Executado pelo consórcio Alves Ribeiro/Conpesa, o primeiro trecho terá uma extensão de sete km, entre as imediações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O investimento é de R$ 37 milhões.

A construção dos primeiros 300 metros da via tem duração de dois meses. A intervenção começa na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, do início da Rua João Pio Duarte Silva, a principal via de acesso ao Córrego Grande, no trevo da Dona Benta, em direção ao trevo do Hospital Universitário (HU). O pavimento será de concreto.

O projeto do segundo e último trecho de implantação do anel viário deve ser encaminhado à Caixa Econômica Federal (CEF), financiadora da obra, nas próximas semanas para análise e liberação de recursos visando a abertura de licitação para contratação da empresa executora.

A obra do Rapidão é considerada a maior intervenção de mobilidade pública direcionada ao transporte coletivo do município. Serão 17 km de vias que receberão um investimento de R$ 162 milhões por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O BRT passará por cinco bairros, através da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, Rua Deputado Antônio Edu Vieira, Avenida Prefeito Waldemar Vieira, Avenida Gustavo Richard, Avenida Paulo Fontes, Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos e pela Avenida Governador Irineu.