Obra bruta do Rodoanel Norte, em São Paulo, chega a 59% de execução concluída. Veja fotos | Infraestrutura Urbana

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Obra bruta do Rodoanel Norte, em São Paulo, chega a 59% de execução concluída. Veja fotos

Considerada a maior obra viária do país, empreendimento terá 44 km, 107 obras de artes especiais e sete túneis duplos

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
19/Abril/2017

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) divulgou na última segunda-feira (17) novas fotos da execução do Trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo, agora com 58,79% da obra bruta concluída. As imagens registraram os pontos da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Trevo Fernão Dias e a Obra de Arte Especial 04, que passa pela a Estrada Santa Inês, no Jardim Itatinga, no município de São Paulo.

Iniciada em março de 2013, a execução das obras do Rodoanel Norte está dividida em seis lotes: o lote 1 ficou por responsabilidade do Consórcio Mendes Jr/IsoluxCorsán, os lotes 2 e 3 pela Construtora OAS, os lotes 4 e 6 pela Acciona e o lote 5 para o Consórcio Construcap/Copasa. Sua previsão de entrega é para março de 2018 exceto pelo trecho que interliga o Aeroporto de Guarulhos que deve ser entregue em agosto de 2018.

A rodovia terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel, com início na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e término na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O empreendimento possui 107 obras de arte especiais (44 pontes e 63 viadutos) e uma passarela, além de sete túneis duplos com aproximadamente 5,9 km de pista externa e seis km pista interna em cada sentido, sendo quatro pistas por sentido.

A Dersa destaca que um dos maiores desafios técnicos da obra é o local em que está situada: entre os limites da urbanização densa e as áreas de proteção florestal. "Isso requer a adoção de um conjunto cada vez mais complexo de programas destinados a evitar, mitigar e compensar os impactos sociais e ambientais, assim como cumprir todos os compromissos decorrentes da legislação ambiental e do processo de licenciamento ambiental ", disse. Uma das medidas tomadas para diminuir esse impacto foi, inclusive, a adoção de túneis duplos.

O investimento total no trecho Norte do Rodoanel é de R$ 8,1 bilhões, sendo R$ 3,3 bilhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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