Governo Federal pretende retomar obras da ponte do Rio Jari, entre o Pará ao Amapá | Infraestrutura Urbana

Transporte

Notícias

Governo Federal pretende retomar obras da ponte do Rio Jari, entre o Pará ao Amapá

Paralisada desde 2009, construção tem apenas 12 pilares executados e custo estimado em R$ 40,3 milhões

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
10/Março/2017

Reunião realizada na última quarta-feira (8) nos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades junto às bancadas federais do Pará e Amapá, confirmou a retomada das obras da ponte sobre o Rio Jari, que liga os municípios de Laranjal do Jari (AP) e Monte Dourado (PA). A obra, paralisada desde 2009, está orçada em R$ 40,3 milhões.

Agência Brasil

Durante o encontro o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, destacou a importância da obra para Região Norte por unir duas regiões com grande potencial de crescimento, além de ampliar as possibilidades de integração de importantes rodovias de escoamento do setor produtivo na região. “A ponte será terminada com a participação de todos: Caixa Econômica Federal, prefeituras, o Governo do Amapá, bancada federal, DNIT e os ministérios da Integração e das Cidades", explicou Waldez Góes da Silva, governador do Amapá.

A construção tem 12 pilares já fincados no Rio Jari, dos quais nove, segundo o Governo do Amapá, estão em razoável estado de conservação e três precisam de reparos após incidentes com barcos.

Um laudo de engenharia e de avaliação técnica das estruturas existentes será encaminhado no dia 22 de março ao Ministério das Cidades para que seja verificada necessidade de reparos ou aditivos no valor do contrato. O documento, assinado pelo Governo do Amapá, também vai apontar um cronograma de trabalho e ações necessárias para viabilizar a continuidade das obras.