Governo do Rio de Janeiro conclui primeira fase de nova via expressa na Barra da Tijuca | Infraestrutura Urbana

Transporte

Notícias

Governo do Rio de Janeiro conclui primeira fase de nova via expressa na Barra da Tijuca

Chamadas de Novo Viário, pistas elevadas na Avenida Armando Lombardi estão orçadas em R$ 9,77 bilhões

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
11/Janeiro/2016

Foi aberta no último sábado (9) a nova pista expressa elevada ao lado da Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. A via, que vai sentido Barra - Zona Sul, estava com a sua inauguração prevista para sexta-feira (8), mas a Secretaria Estadual de Transportes, em parceria com CET-Rio, decidiu adiar o evento para o dia seguinte, "em razão do menor fluxo de veículos na região nos fins de semana".

A via garante acesso à Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, e faz parte do Novo Viário, projeto que conta com duas vias elevadas para veículos, com cerca de 350 metros de extensão e 9,5 metros de largura cada, dois retornos subterrâneos - um sentido Zona Sul e outro sentido Recreio - e uma travessia de pedestres.

A segunda via, que vai sentido Recreio, deve ser concluída até o fim do primeiro semestre, segundo a Secretaria de Transportes. Também já está em fase de acabamentos a travessia de pedestres, com o recebimento de piso, guarda-corpo de proteção e ciclovia, além da instalação de sinal de trânsito e faixa de pedestres.

A obras executadas pelo Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB) estão orçadas em R$ 9,77 bilhões - envolvendo não só a nova via expressa, como também a construção da Linha 4 do Metrô. Com o Novo Viário, a Avenida Armando Lombardi passará a ter cinco faixas em cada sentido.