Governo de São Paulo inaugura três estações da Linha 5-Lilás do Metrô | Infraestrutura Urbana

Transporte

Notícias

Governo de São Paulo inaugura três estações da Linha 5-Lilás do Metrô

Trecho de 2,8 km de extensão possui as paradas Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin e deverá receber 60 mil usuários diariamente

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
6/Setembro/2017

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta quarta-feira (9) as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, inicialmente previstas para 2014. O trecho possui 2,8 km de extensão.

As estações entregues fazem parte da operação de ampliação da linha 5-Lilás, onde o governo pretende entregar 11 estações entre 11 km de extensão da Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin, com transferências para a linha 1-Azul, linha 3-Verde, para a futura linha 6-Laranja do Metrô e para a Linha Diamante da CPTM.

"Nós inauguramos há 40 dias uma nova estação, a estação Engenheiro Goulart na linha 12, saída para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. E 40 dias depois estamos entregando agora três estações aqui na linha 5, as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin", comentou Alckmin.

Com investimento de R$ 9,97 bilhões, a ampliação também conta com a aquisição de 26 novos trens, implantação de um sistema inovador de sinalização e controle (CBTC) em toda a linha e a construção do pátio de manutenção Guido Caloi.

"Estações moderníssimas, uma das mais bonitas do mundo. Com toda sustentabilidade, escadas rolantes, elevadores para pessoas com deficiência, idosos. Só esta estação (Brooklin) tem 30 metros de profundidade é impressionante o avanço da engenharia brasileira", completou o governador.

O governador destacou durante a inauguração, a preocupação com a arquitetura das estações, que prezaram a sustentabilidade. Com cúpulas de vidro em seus acessos principais, além de se destacar visualmente permitem uma maior incidência de luz natural, proporcionando economia no uso de energia. Os vidros utilizados para a construção possuem uma proteção para a entrada de raios ultravioleta bem como uma maior resistência a sujeira.

Ao final, Alckmin anunciou os planos previstos para o Metrô de São Paulo. "Entregaremos até o final do ano a estação Higienópolis-Mackenzie e, até março do ano que vem, a Oscar Freire. E entregaremos mais oito estações da linha 15 do monotrilho, que vai de Oratório até São Matheus, na zona leste de São Paulo", disse.

Em função da operação assistida, as novas estações vão funcionar de forma parcial, das 10h00 às 15h00 de segunda à sábado, incluindo feriados, entre 60 e 70 dias, afim de permitir um estudo sobre o funcionamento, assegurando a infraestrutura completa para os usuários. Durante estre período, os usuários que irão circular somente entre as três estações.

Conheça mais detalhes divulgados pelo Metrô sobre as estações inauguradas:

Brooklin: localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro, com 24 metros de profundidade, e 13.151 m² de área construída, tem dois acessos, duas plataformas laterais, 24 escadas rolantes, cinco elevadores, sanitários e bicicletário. Estima-se que 30 mil pessoas devam embarcar nesta estação todos os dias.

Borba Gato: Com 9.667 m² de área construída, o acesso principal da estação poderá ser alcançado tanto por quem vem da Avenida Santo Amaro como pela Avenida Adolfo Pinheiro. Além destes, há outros dois acessos secundários. A estimativa é que 20 mil usuários por dia embarquem na estação.

Alto da Boa Vista: A estação tem mezaninos inferior e superior com amplas aberturas que permitem ventilação e iluminação natural, desde a cobertura até as plataformas. Com profundidade de 24 metros, o equivalente a um prédio de oito andares, a estação possui 14 escadas rolantes, 11 escadas fixas, três elevadores, plataforma central e sanitários acessíveis em seus 8.960 m² de área construída. Estão previstos cerca de 10 mil embarques diariamente.