Concessionária Ecovia aplica 1,7 mil toneladas de asfalto borracha no último ano no Paraná | Infraestrutura Urbana

Transporte

Notícias

Concessionária Ecovia aplica 1,7 mil toneladas de asfalto borracha no último ano no Paraná

Aproximadamente 14% da base do material aplicado desde 2008 utiliza pneus de caminhão sem condições de uso

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
12/Abril/2017

A concessionária Ecovia Caminho do Mar aplicou aproximadamente 1,7 mil toneladas de asfalto borracha em obras de pavimentação nos últimos 12 meses nos 84 km de pista dupla da BR-277, além da PR-508 e PR-407, trechos que administra no estado do Paraná. O material é utilizado pela empresa desde 2008.

Produzido a base de pneus de caminhão sem condições de uso, o asfalto borracha possui cerca 14% de sua composição a base de pneu moído. Portanto, a quantidade de asfalto pavimentado nos últimos 12 meses pela concessionária equivale a reutilização de 7.500 pneus de caminhão ou 240 toneladas de pó de pneu moído, já que cada pneu produz 32 kg de pó moído.

De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), o asfalto borracha tem durabilidade 40% maior em relação ao asfalto convencional, devido a maior elasticidade e menor deformação, atingindo diretamente a diminuição de reparos na pista e menor desgaste do pavimento.

"Outra vantagem do asfalto-borracha é a redução do tempo de liberação da pista ao tráfego em relação à execução com asfalto tradicional. Isto se deve pela a redução do tempo de resfriamento da mistura, que é maior no asfalto-borracha em relação ao asfalto convencional devido as suas características", afirma Alexandre Santos, gerente de engenharia da concessionária Ecovia.