Obras da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto São Francisco devem recomeçar ainda neste mês | Infraestrutura Urbana

Saneamento

Notícias

Obras da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto São Francisco devem recomeçar ainda neste mês

Decisão do Governo Federal foi possível após a suspensão do embargo à continuidade do trecho realizada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
21/Junho/2017
Agência Brasil

O Governo Federal, por meio do presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou na última terça-feira (20) a ordem de serviço que determina a retomada das obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos próximos três dias. A União estima que 94,92% dos serviços do Eixo Norte, que possui outras duas etapas (2N e 3N), já estão finalizados.

A decisão foi possível após a suspensão do embargo à continuidade do trecho realizada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, na última segunda-feira (19).

Ao todo, serão investidos R$ 132 milhões na finalização de 140 km entre os municípios de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, todos em Pernambuco, até o a cidade cearense de Penaforte. As obras deverão ser executadas em dez meses pelo consórcio Emsa-Siton, que assinou em 20 de abril um contrato no valor de R$ 516,8 milhões com o Governo Federal - anteriormente essa obra era de responsabilidade da Mendes Júnior.

As empresas estão autorizadas a iniciar a mobilização de pessoal e as máquinas já deverão estar em campo na semana que vem. No pico das atividades, cerca de dois mil profissionais serão contratados.

"As águas do São Francisco, o rio da Integração Nacional, poderão cumprir assim, o mais rápido possível, seu papel de levar garantia de abastecimento a milhões de brasileiros que sofrem com a seca na região Nordeste. Isso é fruto dos esforços do Governo Federal e da sensibilidade do STF, permitindo a retomada da maior obra de intervenção hídrica da história do Brasil", comentou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco atenderá 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sendo 4,5 milhões somente na região Metropolitana de Fortaleza.