Engenheiros da PINI elaboram base de dados para obras da Novacap no Distrito Federal | Infraestrutura Urbana

Orçamento

Notícias

Engenheiros da PINI elaboram base de dados para obras da Novacap no Distrito Federal

Trabalho desenvolvido em dois anos reúne e atualiza as composições de custos de serviços coordenados pelas diretorias de Urbanização, de Edificação e de Obras Especiais

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
8/Dezembro/2015

A PINI Serviços de Engenharia concluiu recentemente a elaboração da Nova Base de Dados para Composições de Custos de Serviços de Construção Civil da Companhia Urbanizadora da Capital do Brasil (Novacap), responsável pela contratação das obras públicas do Distrito Federal.

O relatório, que começou a ser elaborado em 2013 por uma equipe técnica coordenada pelo engenheiro Bernardo Corrêa Neto, revisa, atualiza e unifica os bancos de dados de composições de custos de serviços de construção utilizados nos orçamentos elaborados pelas diretorias de Urbanização (DU), de Edificação (DE) e de Obras Especiais (DOE).

O trabalho padroniza os custos para servir de referencial para as licitações de obras de todas as diretorias, considerando as novas tecnologias e os atuais métodos e materiais construtivos, além de criar novas composições que reflitam as metodologias utilizadas atualmente. Também foram implantadas composições com as bases referenciais Sicro e Sinapi.

O objetivo do projeto é evitar que as diretorias utilizem bases de dados distintas e estipulem preços diferentes para um mesmo serviço. As novas referências deverão ser utilizadas para a elaboração de orçamentos para licitações de obras diversas, desde pavimentação até construção de edificações.

A elaboração da nova base de dados deu origem a uma publicação que deverá ser distribuída nos principais órgãos públicos e em universidades do Distrito Federal.