Data center é construído em apenas sete meses na Grande São Paulo | Infraestrutura Urbana

Equipamentos Públicos

Obra

Data center é construído em apenas sete meses na Grande São Paulo

Infraestrutura para servidores de distribuição de dados em larga escala é assegurada por um complexo de 14.200 m² de área construída

Dirceu Neto
Edição 74 - Setembro/2017
A fundação executada em sistema de hélice contínua e estacas moldadas in loco recebeu as peças de concreto pré-moldado

Sete meses foi o tempo necessário para ser erguido o primeiro data center da Odata, empresa especializada em infraestrutura para servidores de distribuição de dados em larga escala. Localizado em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, o empreendimento foi construído dentro do prazo graças à escolha do método construtivo com peças pré-moldadas, além do esforço de uma equipe que envolveu 1.498 profissionais ao longo de todo o período de projeto e edificação. Ao todo, foram investidos R$ 400 milhões.

Entregar uma obra em apenas 210 dias requer, antes de tudo, um projeto detalhado e um planejamento adequado para que a execução ocorra de acordo com o tempo previsto. 'Foi necessário bastante planejamento, bastante recurso, mão de obra especializada, parceiros corretos, tudo isso para a gente conseguir vencer esse desafio', explica Antônio Carlos Marchini Jr., diretor de obras da Afonso França Engenharia, empresa que ficou responsável pela construção.

Em termos gerais, a escolha pelo pré-moldado foi determinante para o cumprimento do cronograma de curto prazo. Afinal, quanto mais industrializada é uma obra desse porte, mais rápida se torna sua execução. 'A estrutura e o fechamento perimetral foram feitos com placas pré-moldadas, incluindo o prédio administrativo. O que facilita bastante na hora em que você vai executar uma obra rápida', explica Marchini, diretor da Afonso França.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Infraestrutura Urbana

Outras opções