Valetadeira permite instalar em apenas 18 dias, aproximadamente, 2.000 m de cabeamento de fibra ótica (DDG) para levar sinal de telefonia à região da Ilha do Governador (RJ) | Infraestrutura Urbana

Equipamentos Públicos

Tecnologia

Valetadeira permite instalar em apenas 18 dias, aproximadamente, 2.000 m de cabeamento de fibra ótica (DDG) para levar sinal de telefonia à região da Ilha do Governador (RJ)

Dirceu Neto
Edição 70 - Maio/2017
DIVULGAÇÃO

O prazo só foi cumprido graças à aquisição de uma valetadeira com roda de corte, capaz de abrir microvalas (ou valetas) de pequenas larguras. A obra foi realizada em julho de 2016, poucos dias antes do início dos Jogos Olímpicos.

Antes da implantação dos cabos e da abertura das valas, a RLP Engenharia teve que ser muito rigorosa na fase inicial do projeto, uma vez que o equipamento utilizado (o modelo RTX 550, da marca Vermeer) corta tudo o que passa na frente, inclusive outras redes subterrâneas. 'A gente fez um levantamento cadastral dessas redes existentes, buscando os registros junto às concessionárias de energia, de esgoto e de telecomunicações', explica Thiago Cardoso, diretor executivo da empresa.

Além disso, uma equipe de geodésia e geofísica fez o trabalho minucioso de mapeamento do solo com uma máquina de georradar. Caso encontrasse uma rede interferente no local de corte, a empresa deslocaria o traçado da valetadeira. Se isso não fosse possível, interromperia o corte e faria aquele trecho manualmente.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Infraestrutura Urbana

Outras opções