Como funciona o método de contenção por gabiões | Infraestrutura Urbana

Fundações e Contenções

Tecnologia

Como funciona o método de contenção por gabiões

Edição 67 - Fevereiro/2017
 

O QUE É
- Gabião, método secular da engenharia de contenções empregado desde os egípcios e os chineses antigos, teve sua forma mais moderna desenvolvida por italianos, no século 19, com gaiolas metálicas.

- São estruturas armadas, monolíticas e permeáveis, utilizadas na construção de muros de arrimo para aumentar a resistência de taludes a empuxos provenientes de solo ou de água.

- O diretor-técnico da Infraestrutura Engenharia, engenheiro Ivan Joppert, define gabiões como muros de gravidade compostos de caixas prismáticas retangulares, cujas paredes são malhas hexagonais de fios de aço recozido e galvanizado, amarrados nas extremidades - que as tornam autodrenantes e flexíveis, portanto, adaptáveis a movimentações (deformações ou recalques). 'As caixas são colocadas lado a lado, costuradas entre si com fios de aço para tornar a estrutura do muro monolítica, e preenchidas com brita tipo rachão', diz Joppert.

- Além da caixa de malha de fio de aço, que é o invólucro mais comumente utilizado, existem também gabiões-saco e colchões. O tipo saco é transportado preenchido, sendo indicado para obras emergenciais, hidráulicas ou submersas. Já o tipo colchão apresenta superfície maior do que sua espessura e, geralmente, é usado em obras hidráulicas como revestimento de canais.

REPRODUÇÃO

 

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Infraestrutura Urbana

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos