Telas de gabiões são fornecidas e os rachões entregues a granel. Geotêxteis e telas podem ficar expostos a intempéries quando estocados durante a execução | Infraestrutura Urbana

Fundações e Contenções

Soluções técnicas

Telas de gabiões são fornecidas e os rachões entregues a granel. Geotêxteis e telas podem ficar expostos a intempéries quando estocados durante a execução

Edição 67 - Fevereiro/2017
 

DIMENSÕES BÁSICAS DE CONTENÇÃO DE GABIÕES

É importante observar a compactação do aterro - se está sendo feita com terra de boa qualidade - e se não há água no tardoz do gabião. Além disso, embora a execução seja relativamente simples, merece cuidados especiais, mas a grande dificuldade nesse tipo de obra é encontrar mão de obra especializada, que saiba executar e controlar não só a montagem e a amarração, mas também verificar se os gabiões sofrem deformações quando executados.

A montagem das caixas se dá no local da aplicação. Com as telas esticadas e dobradas, conforme as instruções do fabricante, são dispostos gabaritos de madeira na face frontal, que vão evitar deformações e garantir a conformação plana dos elementos. As pedras devem ser colocadas em três camadas.

Após acomodar as rochas até atingir um terço da altura da caixa, é recomendado aplicar dois tirantes - do mesmo material que a malha - no sentido transversal das caixas. Com dois terços completos, uma nova linha de tirantes deve ser disposta, e só então o preenchimento será total, extrapolando em cerca de 3 centímetros a altura das caixas.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Infraestrutura Urbana

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos