Ginásio poliesportivo | Infraestrutura Urbana

Equipamentos Públicos

Ginásio poliesportivo

A especificação e o dimensionamento corretos de cada subsistema possibilitam construção adequada à múltiplas modalidades esportivas. Veja referenciais de projeto

Por Simone Sayegh
Edição 3 - Maio/2011


Seção-tipo mostra detalhe do lanternim (com venezianas galvanizadas) para saída do ar quente e cobertura em material translúcido para favorecer iluminação natural

Iluminação e ventilação e acústica
Cada modalidade esportiva requer um tipo de iluminação artificial, que deve ser escolhida logo no início do planejamento da construção, uma vez que afeta as características do tipo de cobertura, ventilação, e também o aquecimento e o suprimento de energia elétrica. Em linhas gerais, nos ginásios a iluminação deve ser uniforme e não ofuscante e garantir ótima percepção de objetos móveis e linhas demarcatórias. A principal regra é o posicionamento dos pontos de iluminação nas laterais da quadra, com alturas e inclinações corretas, de modo a evitar os fundos por causa do ofuscamento.

A luz natural reduz os custos operacionais e melhora a estética dos espaços fechados, mas também pode causar ofuscamento pela reflexão. Se necessário, recomenda-se prever controladas, as iluminações lateral ou zenital. Existem também materiais translúcidos que apresentam maior resistência a impactos e evitam ofuscamentos, no entanto, ainda não são perfeitos porque permitem condensação de umidade na superfície interna, quando está mais frio do lado de fora.

Se não há climatização artificial, a ventilação pode ser obtida por meio de aberturas inferiores e superiores que garantam o efeito chaminé. Os lanternins, posicionados na cobertura, permitem a saída do ar quente, mas devem ter desenho e execução perfeitos para que a água da chuva não respingue dentro da quadra.

Ruídos e sons devem ser controlados por um projeto de acústica feito por profissional qualificado. O viés acústico deve estar presente na escolha de todos os subsistemas do ginásio, desde cadeiras até revestimentos de piso, paredes e cobertura. Barreiras sonoras como portas ou paredes duplas são necessárias entre áreas ruidosas e áreas tranquilas, mas a própria localização imprópria de portas e janelas pode criar problemas de ruído. Quando um ginásio está localizado nas proximidades de um aeroporto, ou junto a uma via de tráfego pesado, o tratamento acústico do exterior também deve ser considerado.

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | 4
Destaques da Loja Pini
Aplicativos