Projeto de defensa viária | Infraestrutura Urbana

Transporte

Projeto de defensa viária

As diretrizes para elaboração de projeto de contenção com dispositivos metálicos e os detalhes técnicos de componentes como atenuador de impacto e guard-rails

Por Carlos Carvalho
Edição 20 - Novembro/2012

Device Traffic Safety
Atenuador de impacto intacto


Dispositivos de contenção viária são aparelhos destinados a impedir que veículos atinjam obstáculos fora da pista de rodagem, como postes, árvores, pontos de ônibus, pontes, sinalizações, praças de pedágio entre outros. Também asseguram que automóveis desgovernados não escapem para fora da plataforma da via, deslocando-se para taludes, por exemplo, ou atingindo outros veículos que venham no sentido oposto em vias de mão dupla.

Existem diversos modelos de barreiras de contenção, sendo uma das mais comuns a defensa metálica, que geralmente apresenta níveis de flexibilidade eficientes e bons índices de absorção de energia de impacto para reduzir a velocidade do veículo após a colisão. Essa redução varia de acordo com a composição do dispositivo na via e sua área de trabalho (espaço de deslocamento da barreira na via durante o choque).

No Brasil, a maior parte dos dispositivos Existem diversos modelos de barreiras de contenção, sendo uma das mais comuns a defensa metálica, que geralmente apresenta níveis de flexibilidade eficientes e bons índices de absorção de energia de impacto para reduzir a velocidade do veículo após a colisão. Essa redução varia de acordo com a composição do dispositivo na via e sua área de trabalho (espaço de deslocamento da barreira na via durante o choque). No Brasil, a maior parte dos dispositivos passou por testes de impacto antes de sua implantação", diz Piemonte.

 

Marcelo Scandaroli

Marcelo Scandaroli
Acima, terminal de entrada da contenção lateral: na colisão, os postes são colapsados e as lâminas se movimentam e se encaixam umas às outras. Na foto logo abaixo, contenção lateral com transferência para dupla e tripla onda

 

Segundo o especialista, a NBR 15486 Segurança no Tráfego - Dispositivos de Contenção Viária - Diretrizes está sendo revisada por uma comissão da ABNT, a fim de estabelecer padrões de contenções viárias que sigam os já utilizados na Europa e nos Estados Unidos e que são aprovados de acordo com os testes de colisão (crash tests) realizados durante o desenvolvimento dos dispositivos. Com isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) devem aceitar apenas novos projetos que foram ensaiados com crash tests.

 

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