Fundação com tubulões | Infraestrutura Urbana

Fundações e Contenções

Fundação com tubulões

Perfuração profunda usada na construção de pontes e viadutos exige atenção à compatibilidade do material de base com a tensão de projeto adotada e a instabilidade do solo. Saiba como inspecionar o serviço

Por Melina Fogaça
Edição 20 - Novembro/2012

Equipamentos
Entre os principais equipamentos utilizados na fundação com tubulão pneumático estão: campânula, compressor de ar comprimido 900 pcm, filtro de ar com carvão ativado e serpentina para resfriamento da campânula. "A utilização de ar comprimido é feita caso se encontre, durante a escavação, o lençol freático de água. Caso contrário, a perfuração é contínua, sem a necessidade de compressão", explica Naresi. Sendo necessária a realização de uma obra completa com tubulões a ar comprimido, a quantidade de equipamentos se torna mais específica em função do dimensionamento quantitativo face à produção e ao tipo de revestimento da camisa, sendo alguns equipamentos básicos, alguns opcionais e outros específicos para obras com uso de camisa de aço e concreto.

Tubulões
A céu aberto
A ar comprimido

Nesse caso, além dos equipamentos citados, seriam adicionados: grupo gerador a diesel ou energia elétrica, mangotes vibradores Ø 45 mm, mangotes vibradores Ø 60 mm, motovibradores elétricos, piteira ou hamer grab, rede de ar comprimido com acessórios, reservatório de ar comprimido e resfriadores.

Divulgação: Sete Engenharia
Inserção da armadura e armação montada na base do tubulão

Os equipamentos opcionais, em função da obra e das condições, são: furadeira manual elétrica, máquina de cortar ferro, guinchos elétricos, marteletes rompedores pneumáticos, marteletes rotativos pneumáticos, mesa de serra circular, moto-esmeril, reservatório de óleo diesel e veículo leve. Para tubulões com camisa de aço, Naresi aponta que é necessária a utilização de guindaste, máquina de solda e conjunto oxicorte, e martelo de impacto ou vibratório ou entubadora. Na execução de tubulões com camisa de concreto, estão inclusos câmara de trabalho, jogos de fôrma externa e jogos de fuste.

Para tubulões a céu aberto, a escavação normalmente é manual, com a utilização de pá e picareta, além do balde para a retirada do solo. Caso haja a necessidade de escavar o solo mecanicamente, podem-se utilizar os equipamentos de perfuração listados.

Normas técnicas
Além da NBR 6.122 para a execução de tubulões, devem ser observadas as normas NBR 6.118 - Projeto de Estrutura de Concreto, a NBR 7.678/83 - Segurança em Obras, e a NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. A norma reguladora, NR-18, explica sobre aspectos do canteiro de obras e algumas especificações relacionadas ao meio ambiente, além de conter tópicos referentes à execução de tubulões, como, por exemplo, a necessidade da utilização de sistema de segurança com travamento para equipamentos de descida e içamento de trabalhadores e materiais nas obras de tubulões a céu aberto.

Medição e pagamento

Em geral, para os serviços de fundações realizados com tubulões, cobra-se o serviço por metro escavado, tendo-se sempre um valor fixo para mobilização e desmobilização da equipe e dos equipamentos. De acordo com o especialista em fundação pesada e geotécnica, Luiz Antonio Naresi Jr., algumas notificações em relação ao pagamento da medição dos serviços de fundação com tubulão podem ser pagas segundo alguns critérios:

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3
Destaques da Loja Pini
Aplicativos