Pavimentação asfáltica | Infraestrutura Urbana

Transporte

Pavimentação asfáltica

Os tipos de revestimentos, o maquinário necessário e os cuidados na contratação, projeto e execução

Por Juliana Nakamura
Edição 16 - Dezembro/2011
Divulgação: Seobras - Prefeitura do Rio de Janeiro Na foto ao lado: borracha triturada adicionada ao ligante asfáltico incrementa desempenho do pavimento flexível. Abaixo, estrada Dona Castorina, no Mirante do Horto: foi a primeira via do Rio de Janeiro a receber asfalto colorido
Divulgação: Craft Engenharia
A compactação pode ser realizada com rolos pneumáticos com regulagem de pressão ou rolos metálicos lisos, tipo tandem
Foto: Marcelo Scandaroli

Cuidados na contratação
É fundamental que a contratação da empresa responsável pela pavimentação esteja baseada em um estudo prévio criterioso das soluções mais indicadas para execução do pavimento, levando-se em conta as particularidades do local e da futura utilização da via, após a conclusão dos serviços. "Infelizmente o que normalmente acontece é o inverso do tecnicamente correto. O pavimento é dimensionado em função da verba que o órgão dispõe. Daí o motivo da pouca durabilidade dessas obras de forma geral", salienta o engenheiro da Craft Engenharia.

O edital deve ser claro e citar padrões mínimos, espessuras, tipos de materiais que poderão ser usados, bem como a composição mínima, ideal ou máxima do produto final. Uma recomendação é evitar subcontratações para que as responsabilidades das partes (fornecimento do material e de mão de obra, por exemplo) fiquem bem-definidas. "Muitas vezes empresas não especializadas são contratadas para um determinado serviço e, por não terem o know-how para executá-lo, subcontratam empresas especializadas por um valor menor. Isso prejudica a qualidade das obras", alerta Silva.

Uma dica, especialmente quando se tratar da contratação de obras com pavimentos especiais (por exemplo, asfalto borracha, asfalto colorido) é justificar a escolha do material em laudos técnicos que demonstrem que o custo vai se reverter no futuro em uma durabilidade maior. O laudo precisa ser elaborado por um responsável técnico com experiência na área e deve trazer todas as características da composição do produto no memorial descritivo, nos projetos básico e/ ou executivo, nas planilhas orçamentárias e no cronograma físico-financeiro.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5
Destaques da Loja Pini
Aplicativos