Pavimentação asfáltica | Infraestrutura Urbana

Transporte

Pavimentação asfáltica

Os tipos de revestimentos, o maquinário necessário e os cuidados na contratação, projeto e execução

Por Juliana Nakamura
Edição 16 - Dezembro/2011
Maquinário e estrutura

Equipamentos e infraestrutura básica para a execução de pavimentação asfáltica e suas características

Foto: Andrea Crisante/Shutterstock


Depósito para cimento asfáltico

Deve ser capaz de aquecer o material conforme as exigências técnicas estabelecidas. A capacidade dos depósitos deve ser suficiente para, no mínimo, três dias de serviço.

Foto: Daniel Beneventi


Depósito para agregados

Deve ser um local drenado, coberto, disposto de maneira que não haja mistura de agregados, nem permita contaminações de agentes externos.

Foto: 3D Renderings/Shutterstock


Silos para agregados

Devem ter capacidade total de, no mínimo, três vezes a capacidade do misturador, e divididos em compartimentos com dispositivos adequados de descarga.

Foto: Terex

Usina para misturas asfálticas
Deve estar equipada com uma unidade classificadora de agregados e dispor de misturador capaz de produzir uma mistura uniforme. A usina deve ser equipada com termômetro, com proteção metálica e escala de 90ºC a 210ºC, pirômetro elétrico, ou outros instrumentos termométricos aprovados, com dispositivos para registrar a temperatura dos agregados, com precisão de ± 5ºC. A usina deve possuir silos de agregados múltiplos, com pesagens dinâmicas individuais. Também deve possuir uma cabine de comando e quadros de força instalados em recinto fechado.

Foto: Teles52/Shutterstock

Equipamento para distribuição e acabamento
Deve constituir-se de vibroacabadoras capazes de espalhar e conformar a mistura no alinhamento, cotas e abaulamento definidos no projeto. As vibroacabadoras devem estar equipadas com esqui eletrônico de 3 m, alisadores e dispositivos para aquecimento à temperatura requerida para a colocação da mistura sem irregularidade. Devem ser equipadas com sistema de vibração que permita pré-compactação na mistura espalhada.

Foto: Eric Milos/Shutterstock


Caminhão para transporte da mistura

Os caminhões tipo basculante devem ter caçambas metálicas robustas, limpas e lisas, ligeiramente lubrificadas com água e sabão, óleo cru fino, óleo parafínico ou solução de cal hidratada (3:1) para evitar a aderência da mistura à chapa.

Foto: Anyunov/Shutterstock


Equipamento para compactação

São rolos pneumáticos com regulagem de pressão e rolo metálico liso, tipo tandem. Os rolos pneumáticos, autopropulsionados, devem ser dotados de dispositivos que permitam a calibragem de variação da pressão dos pneus de 0,25 MPa a 0,84 MPa.


Foto: Daniel Beneventi

Ferramentas e equipamentos acessórios
Soquetes mecânicos ou placas vibratórias para a compactação de áreas inacessíveis; pás, garfos, rodos e ancinhos para operações eventuais; vassouras rotativas, compressores de ar para limpeza da pista; caminhãotanque irrigador para limpeza de pista.


PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>