Sanepar ganha dois selos de sustentabilidade por divulgação de inventário de gases de efeito estufa | Infraestrutura Urbana

Meio ambiente

Notícias

Sanepar ganha dois selos de sustentabilidade por divulgação de inventário de gases de efeito estufa

Empresa é a única brasileira do setor a divulgar esse tipo de dado, já que a ação não é obrigatória

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
19/Agosto/2016
Divulgação: Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu ontem o Selo Prata do Programa Brasileiro CHG Control, no nível nacional, e o Selo Clima Paraná, no estadual. Isso porque a empresa é a única brasileira do setor que apresenta o resultado de inventário de gases de efeito estufa, no nível nacional e estadual. A participação em plataformas de registros públicos não é obrigatória no País.

Tais selos reconhecem instituições que não possuem verificação externa. Foram 136 brasileiras a fazerem o registro público de emissões de gases estufa, sendo 15 paranaenses.

O inventário divulgado considera as emissões de gases de efeito estufa realizadas no ano de 2015 em todos os sistemas da companhia, de forma direta ou indireta. Segundo o documento, foram emitidas 860 toneladas de gás carbônico equivalente (tCO2eq) pela empresa, sendo a principal fonte de emissão direta as estações de tratamento de esgoto.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, a companhia tem tomado ações para a diminuição das emissões de tais gases. Entre elas, a instalação de queimadores nos reatores anaeróbios das estações de tratamento de esgoto; a substituição do uso de gasolina por etanol em parte dos veículos utilizados; e projetos de pesquisa e desenvolvimento, como aproveitamento energético de biogás.

A empresa conta com mais de sete mil empregados, 170 estações de tratamento de água, 234 de esgoto, e rede de distribuição de água e de coleta de esgoto de mais de 80 mil quilômetros. Confira o Inventário completo clicando aqui