EMTU/SP assina acordo para certificação ambiental de empreendimentos | Infraestrutura Urbana

Meio ambiente

Notícias

EMTU/SP assina acordo para certificação ambiental de empreendimentos

Acordo com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini vai viabilizar a utilização do ACQUA-HQE em projetos para o transporte público metropolitano de baixa e média capacidade

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
29/Abril/2016

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) assinou no dia 18 de abril um convênio de cooperação técnica com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini. O acordo possibilitará aos seus empreendimentos a certificação Alta Qualidade Ambiental (ACQUA-HQE).

A2 Fotografia / Vagner Campos

A parceria prevê a capacitação de uma equipe técnica da EMTU/SP para o acompanhamento de futuros projetos para o transporte público metropolitano de baixa e média capacidade. Os trabalhos deverão estar relacionados ao atendimento de aspectos elaborados pela Fundação e devem possibilitar a certificação ambiental.

A certificação ACQUA-HQE permite o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento dos projetos e possui 14 categorias de caráter ambiental. São elas: edifício e seu entorno; produtos, sistemas e processos construtivos; canteiro de obras; energia; água; resíduos; manutenção; conforto higrotérmico (medidas arquitetônicas que melhorem a sensação de conforto por meio de aquecimento ou resfriamento); conforto acústico; conforto visual; conforto olfativo; qualidade dos espaços; qualidade do ar; e qualidade da água.

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerada pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Destaques da Loja Pini
Aplicativos