Edital seleciona edifícios públicos para projeto demonstrativo de eficiência energética | Infraestrutura Urbana

Meio ambiente

Notícias

Edital seleciona edifícios públicos para projeto demonstrativo de eficiência energética

Chamamento do Pnud com coordenação do MMA pretende estimular processo de retrocomissionamento de sistemas de ar condicionado em prédios de todo o País

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
21/Dezembro/2015
Flickr/CC

O Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento (Pnud) publicou na última semana edital de chamamento para selecionar dois edifícios do setor público na cidade de São Paulo para a execução de projetos demonstrativos de retrocomissionamento de sistemas de ar condicionado.

Chamado de Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers, o plano coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) pretende escolher edifícios que tenham resfriadores à base de gases CFC ou HCFC em seus fluidos. As edificações selecionadas receberão um projeto de modernização dos sistemas de refrigeração, com a intenção de diminuir as emissões de gases nocivos à camada de ozônio e ao meio ambiente.

Os prédios selecionados serão analisados por especialistas, principalmente seus equipamentos resfriadores, o encanamento e as instalações elétricas. Ao final do processo de retrocomissionamento, após a entrega do Plano de Ações de Correção, os edifícios serão incentivados a implementar as medidas aplicáveis para a otimização do sistema de ar condicionado, porém fora do escopo do projeto demonstrativo, com investimento próprio para contratações de serviços ou reformas e substituição de equipamentos, conforme o seu interesse.

O objetivo do programa é escolher edifícios públicos em todo o País para receber o retrocomissionamento, que tem como principal objetivo recuperar as características originalmente pretendidas no projeto ou até de corrigir problemas de conceito do projeto executivo que limitem a operação do sistema atual, em função de novas características de funcionamento do edifício.

As empresas interessadas devem enviar uma carta de apresentação, uma carta de aceitação da aplicação do processo de retrocomissionamento e preencher o formulário com as características do sistema de ar condicionado atual. A documentação deve ser entregue até o dia 12 de janeiro de 2016.

Clique aqui para acessar o edital. 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos