Estação Morumbi da Linha 17-Ouro do Metrô começa a ser construída em São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou em fevereiro que as obras da estação Morumbi da Linha 17-Ouro do Metrô foram iniciadas. A estimativa é que ela seja entregue no segundo semestre de 2019 e atenda cerca de 41 mil passageiros por dia, com acesso aos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) por meio da Linha 9-Esmeralda.

A nova estação ficará na Marginal Pinheiros, entre a estação Morumbi da CPTM e o rio Pinheiros. Os trabalhos também incluem obras de adequações na estação da CPTM, com a construção de um mezanino ao final da plataforma, além do acréscimo de duas escadas rolantes, elevador e uma escada fixa.

Serão 8.600 m² de área construída, contando com duas plataformas laterais de 60 metros cada, ventilação, iluminação natural e captação de água pluvial para limpeza das calçadas e irrigação dos jardins. “A estação vai ter acesso dos usuários do outro lado da Marginal Pinheiros, com passarela, quatro elevadores, oito escadas rolantes, 18 meses para conclusão. Vai ser uma estação muito importante para que os usuários da Linha 9 possam usar o monotrilho da 17”, comentou o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

A Morumbi será a última estação do trecho prioritário da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão e as estações: Jardim Aeroporto, Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Além da conexão com a CPTM, também haverá interligação com a Linha 5-Lilás, na estação Campo Belo. Atualmente, cerca de 1.200 pessoas trabalham nas obras de implantação da Linha 17 e no pátio de manutenção.

Por Gabriel Gameiro

Comunicado aos Assinantes PINI!

Clique aqui.