ABCP publica manual de Espaços Públicos para gestores e técnicos de pequenas e médias cidades

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), por meio do programa Soluções para Cidades, acaba de publicar o manual Espaços Públicos: Leitura Urbana e Metodologia de Projeto [dos pequenos territórios às cidades médias]. A publicação foi feita em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

O material segue a linha da publicação Espaços Públicos: Diagnóstico e Metodologia de Projeto, criada em 2013 com o objetivo de orientar técnicos da administração pública e gestores de grandes cidades no desenvolvimento de novos projetos, para a reestruturação dos espaços públicos existentes e também para servir de base para a definição de escopo de editais de licitação e para o acompanhamento das equipes contratadas.

Para as entidades, os municípios interioranos possuem características diferentes das grandes cidades, como aspectos da vida rural, uso mais significativo do caminhar e do pedalar e da calçada como um lugar para sentar e observar, entre outras. “Todas estas características, muito distintas da conformação urbana dos grandes centros, requerem um olhar estratégico para se pensar sobre as potencialidades, deficiências e necessidades dos espaços públicos das pequenas e médias cidades articuladas às suas limitações, tais como os desafios para a captação de recursos, administração de projetos e gestão”, diz a publicação.

Por isso, o manual possui cinco capítulos focados em pequenas e médicas cidades: Desenvolvendo processos participativos para se repensar espaços e territórios; Lendo o Território da sua Cidade: Modos de vida, lugar e paisagem; Identificando fraquezas, oportunidades e construindo alternativas; Metodologia e desenvolvimento de projetos para espaços públicos; e Boas práticas.

A publicação foi escrita pelas arquitetas e urbanistas Simone Gatti e Patricia Zandonade. Para acessá-la, clique aqui.

Comunicado aos Assinantes PINI!

Clique aqui.