Projetos para estações elevatórias de esgoto em Santa do Parnaíba, em São Paulo, são desenvolvidos em BIM

O Construtivo e a JHE, empresas de consultoria e tecnologia no setor de engenharia e construção, desenvolveram para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) o projeto em Building Information Modeling (BIM) de duas estações elevatórias de esgoto na região de Santana do Parnaíba, em São Paulo.

“Seguindo essa modelagem em todas as suas etapas – concepção, projetos básico e executivo e execução da obra, os empreendimentos terão qualidade de construção, prazo e custos compatíveis com o que foi previsto. Temos a consciência de que como empresa gerenciadora, devemos nos preparar para acompanhar a evolução dos processos técnicos de elaboração de projetos e execução de obras e com isso melhor atender as necessidades dos clientes”, explicou o engenheiro da JHE, Orlando Cassettari.

Para a primeira etapa foi utilizada a modelagem BIM 3D que reúne as principais informações em modelos interativos como estrutura, arquitetura, hidráulica e elétrica. “O modelo permitiu uma melhor compreensão do objeto a ser construído por parte dos envolvidos, o que certamente irá contribuir para a excelência no desempenho durante a execução”, comentou Cassettari.

Logo após o projeto seguiu para a fase BIM 4D, que uniu os modelos já desenvolvidos em 3D ao planejamento e cronograma da obra com vídeos que detalhavam o avanço da construção, bem como edificação, demolição e contratação. Ao fim, foi elaborado BIM 5D que aborda a extração de quantitativos e vínculo com o orçamento.

“Todas as fases do projeto foram realizadas com o objetivo de integrar o setor de gerenciamento de obra, facilitar a troca de informações de forma segura e fidedigna, auxiliar no processo de medição de obra e melhorar a visualização dos projetos para suas inevitáveis compatibilizações e tomadas de decisão”, disse o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb