Projetos em São Paulo e no Rio de Janeiro são premiados no Lafarge Holcim Awards 2017

Três trabalhos brasileiros foram premiados no Lafarge Holcim Awards 2017, que busca reconhecer ideias com alto potencial para oferecer soluções ao aumento da urbanização, melhorando a qualidade de vida nas cidades. O resultado foi divulgado no início do mês de outubro. Os selecionados foram contemplados com prêmio de U$ 2 milhões.

Na categoria principal, ficou com Ouro o complexo de retenção e tratamento de água acessível ao público, localizado na Cidade do México, e de autoria de Manuel Perló Cohen e Loreta Castro Reguera, da Universidad Nacional Autónoma de México. O projeto mistura as bacias de inundação e as comodidades públicas em uma área desfavorecida, com espaços dispostos a seguir o fluxo gravitacional da água.

Já o Prata foi para o projeto estratégico para um centro cívico de uso misto com arquitetura durável e financiamento de longo prazo em Paraisópolis, em São Paulo. O trabalho foi criado por Sol Camacho Davalos, Raddar e Jonathan Franklin, da Exxpon.

O sistema de saneamento em comunidades informais, no Rio de Janeiro, levou o Bronze na categoria principal da premiação ao criar infraestruturas de cor azul-verde que trata as águas residuais enquanto ensina gestão de água. A autoria é de Eva Pfannes e Sylvain Hartenberg, do Ooze Architects, da Holanda.

O Lafarge Holcim Awards 2017 também concedeu um prêmio de reconhecimento a três iniciativas, além da premiação Próxima Geração. Veja lista completa abaixo.

“É encorajador ver tantos projetos considerando maneiras de gerenciar efetivamente os ciclos da água”, disse o membro argentino do Júri, Carlos Espina. “Projetos que beneficiam a comunidade aumentam fundamentalmente suas chances de serem realizados”, destaca o arquiteto brasileiro, Angelo Bucci. “A história dessa competição prova que o Awards concederá toda ajuda

e reconhecimento que o projeto vencedor precisa para seguir adiante”, complementou Espina.

Ao todo, 763 projetos foram inscritos nessa edição da premiação e os vencedores estão qualificados para a competição internacional, a ser realizada em 2018. Conheça os demais ganhadores:

LafargeHolcim Awards Prêmio de reconhecimento 2017 – América Latina

Bairro de habitação acessível com espaços de trabalho integrados em Cartagena, Colômbia

Projeto: Transformando locais de trabalho em casas e moradores, o projeto encoraja a construção de comunidades.

Autores: Adèle Naudé Santos, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Norman B. Leventhal, Center for Advanced Urbanism, Cambridge, MA, EUA.

 

LafargeHolcim Awards Prêmio de reconhecimento 2017 – América Latina

Instituto de pesquisa de impacto mínimo, Rio de Janeiro, Brasil

Projeto: Instituto de matemática nos limites da cidade, que minimiza os impactos do local e cria uma arquitetura de modulação climática.

Autores: Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, Andrade Morettin Arquitetos, São Paulo, Brasil.

 

LafargeHolcim Awards Prêmio de reconhecimento 2017 – América Latina

Hospital cirúrgico modular realocável, Masaya, Nicarágua

Projeto: Hospital rural itinerante que mistura construção temporária com artesanato local de longo prazo.

Autores: Paula Montoya, Any Scale Architecture, Madri, Espanha; e Javier Alonso, Javier Alonso Arquitectos, Cádiz, Espanha.

 

LafargeHolcim Awards Prêmio de reconhecimento 2017 – América Latina

Estratégia de construção da cidade, em Curridabat, Costa Rica

Projeto: A reimaginação ecológica e social da cidade converge para tornar o espaço urbano em um ambiente melhor para seus cidadãos – flora, fauna e humanos.

Autores: Irene García Brenes e Edgar Mora Altamirano, Municipality Curridabat, Erick Calderón Acuña e Alvin Soto Bolaños, Tándem Arquitectura; Antonio Salas, Yuso Proyectos, todos na Costa Rica.

 

LafargeHolcim Awards Próxima Geração 2017 1º lugar – América Latina

Uso de energia da maré, Punta Loyola, Argentina

Projeto: Infraestrutura-paisagem para geração de energia elétrica baseada no fluxo de maré no estuário de Río Gallegos.

Autores: Stefano Romagnoli, Juan Cruz Serafini e Tomás Pont Apóstolo, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.

 

LafargeHolcim Awards Próxima Geração 2017 2º lugar – América Latina

Centro de banhos públicos e tratamento de esgoto, Cerro de Pasco, Peru

Projeto: Infraestrutura híbrida e intervenção social que combina uma estação de tratamento de esgoto com banho público, no local onde antes era localizado um lago contaminado.

Autor: Boris Lefevre, Marselha, França.

 

LafargeHolcim Awards Próxima Geração 2017 3º lugar – América Latina

Torres de instalações públicas, Córdoba, Argentina

Projeto: Estruturas transferíveis e adaptáveis que oferecem amenidades públicas em bairros mal atendidos e tipicamente marginalizados das cidades latino-americanas.

Autores: Ángela Ferrero, María Augustina Nieto, María Belén Pizarro, Seizen Uehara e Lucía Uribe Echevarria, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.

 

LafargeHolcim Awards Próxima Geração 2017 4º lugar – América Latina

Torres de telecomunicações multifuncionais, Medellín, Colômbia

Projeto: Rede de antenas de telecomunicações de telefonia móvel que atendem múltiplas funções em benefício dos bairros da cidade.

Autores: Alejandro Vargas Marulanda, Daniel Felipe Zuluaga Londoño e Iojann Restrepo García, Universidad Nacional de Colômbia, Medellín, Colômbia.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb