Ministro inaugura novo trecho da transposição do Rio São Francisco, em Pernambuco

Na última segunda-feira (11), o ministro da Integração Nacional do Brasil, Helder Barbalho, inaugurou o novo trecho do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, abrindo as comportas para a chegada da água no primeiro reservatório, o Tucutu, na cidade de Cabrobó, em Pernambuco. O local fica a sete quilômetros da primeira estação de bombeamento (EBI-1).

O Eixo Norte terá investimento total de R$ 132 milhões em 140 km e passará pelos municípios de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, em Pernambuco e a cidade de Penaforte, no Ceará, beneficiando cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sendo 4,5 milhões na região Metropolitana de Fortaleza.

Em Cabrobó, há equipes técnicas do ministério para realizar o acompanhamento dos serviços da EBI-1. Com capacidade de elevar a água a 36 metros, a estação de bombeamento é responsável por impulsionar as águas do rio pelos 43,9 km à frente até o reservatório de Terra Nova, no mesmo município. A expectativa é que o enchimento das estruturas seja finalizado em até 15 dias.

O Eixo Norte conta com três estações (EBI-1, EBI-2 e EBI-3) ao longo de 260 km, que juntas, irão impulsionar em 181 metros acima do nível do São Francisco.

O projeto segue avançando para a Paraíba e para o Rio Grande do Norte e, segundo o Governo Federal, terá chego até janeiro de 2018 no município de Jati. “A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2018 as águas estejam na última estrutura do Eixo Norte em direção ao estado potiguar”, comentou Barbalho.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb.

Comunicado aos Assinantes PINI!

Clique aqui.