Governo Federal autoriza início obras da ponte sobre o Rio Araguaia

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, autorizou na última quinta-feira (14) o início da construção da ponte sobre o Rio Araguaia que interligará os estados de Tocantins e o Pará pela BR-153. O evento de assinatura da ordem de serviço, em Xambioá, contou também com a presença do presidente da República, Michel Temer.

A ponte evitará o uso da balsa, otimizando o tráfego de veículos no local. Ao todo, são 1,7 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 132 milhões do Orçamento da União, desconsiderando os valores de supervisão da obra, desapropriação e licenciamento ambiental.

“A obra será priorizada. Já temos a verba para este ano que nos dá a segurança de podermos iniciar esta obra fundamental e emblemática para a região”, disse o ministro. “Essa obra vai garantir o escoamento da produção e o abastecimento das cidades de toda a região, além de gerar emprego e renda para as comunidades locais”, completou.

A construção, que teve o edital de licitação lançado em novembro de 2016, irá melhorar a logística da BR-153, via principal para o transporte da produção de grãos realizada nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como MATOPIBA. De acordo com o ministério, a região produziu 9,4% da safra de grãos de 2014/2015, contemplando aproximadamente 320 mil estabelecimentos agrícolas em 337 municípios.

A expectativa é que a construção da ponte beneficie 1,5 milhão de pessoas.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb.